segunda-feira, 24 de outubro de 2011

ESFREGAÇOS INFECCIOSOS - CANDIDA

Com uma semana de atraso, vamos falar da Candida.

A Candida é um fungo que se manifesta quando a paciente está com o sistema imunológico debilitado. Isso pode acontecer durante a gravidez e em casos de estresse. Além disso, em casos de imunosupressão, como o uso de antibióticos, ela também pode se manifestar. Isso acontece porque nessas situações o pH da vagina é alterado, o que propicia a proliferação desse fungo.

Na maioria dos casos ela causa um corrimento espesso e esbranquiçado, além de causar coceira e ardência na região vulvar. Na citologia, pode aparecer na forma de leveduras/esporos/blastoconídios (geralmente Candida glabrata) ou de pseudo-hifas (geralmente Candida albicans), como será mostrado a seguir.

Já foi relatada uma correlação entre infecções repetidas de Candida com a presença de HPV, portanto, é preciso estar atenta e sempre procurar um médico quando há manifestações dos sintomas associados. O tratamento é feito com antifúngico por via oral e/ou através do uso de cremes ou pomadas vaginais. 

HIFAS E ESPOROS ENTRE AS CÉLULAS





 PSEUDO-HIFAS COM BROTAMENTOS


PSEUDO-HIFAS



ESPOROS


Próxima semana: ESFREGAÇOS INFECIOSOS - GARDNERELLA

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

BLOG LIVRE DE CARBONO!!!

 
Um iniciativa da uma ONG Alemã chamada Make it Green. Cada blog que escrever um post divulgando essa iniciativa, terá uma árvore plantada! Segundo este grupo, uma árvore seria o suficiente para neutralizar a quantidade de dióxido de carbono liberada para execução de um blog. Então na custa contribuir!

Caso você também tenha um Blog, faça parte dessa corrente também. Entre nesse site http://www.kaufda.de/umwelt/carbon-neutral/how-you-can-join/ e saiba mais!

Todos por um mundo melhor! (Copiado de http://suelendeoliveiraacupuntura.blogspot.com/)
 
 
 

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Atrofia do epitélio escamoso

     O hormônio que regula a "maturação" das células é o estrogênio. Portanto, quando há redução nos níveis desse hormônio, há um predomínio de células intermediárias no esfregaço, e dependendo a situação, células profundas (parabasais e basais) encontram-se em maioria na lâmina. Geralmente, isso ocorre após a menopausa, porém, em determinadas situações isso também pode acontecer: uso de porgesterona como anticoncepcional (é o caso de anticoncepcionais injetáves trimestrais) e durante o período em que a mãe está amamentando (devido atividade hormonal).

Células intermediárias (maiores) e parabasais (redondas)


Células intermediárias e parabasais (redondas)

Esfregaço pós-puerpério



Próxima semana: ESFREGAÇOS INFECCIOSOS - CANDIDA